
A Rede Unificada de Grêmios Estudantis do Estado do Ceará anuncia com enorme orgulho a retomada de um dos momentos mais simbólicos da participação estudantil cearense: o Fórum Estadual dos Grêmios. Depois de anos sem ocorrer, o evento volta ao calendário oficial reunindo presidentes e representantes gremistas das escolas estaduais de todas as regiões — interior e capital — para um encontro de formação, escuta, diálogo e fortalecimento do protagonismo juvenil.
O megaevento, organizado pela Secretaria da Educação do Ceará, acontecerá nesta terça-feira, dia 18 de novembro de 2025, em Fortaleza, e já mobiliza estudantes de dezenas de municípios. A expectativa é de um grande encontro marcado por debates, oficinas, apresentações, partilha de experiências e construção coletiva.
Os grêmios estudantis do Ceará, reconhecidos por sua forte organização livre, democrática e alinhada ao movimento estudantil nacional, celebram o retorno desse espaço estratégico. O Fórum resgata uma tradição de participação que valoriza a autonomia dos estudantes e promove o fortalecimento dos centros de decisão escolar a partir da base.
A animação entre os jovens gremistas já é evidente. Estudantes de diferentes cidades compartilharam suas expectativas para o dia tão aguardado:

Eu espero que seja algo muito legal, que fale sobre coisas importantes e que nos dê aprendizados, e nos mostre que compartilharmos ideias uns com os outros é de grande ajuda.”
— Ana Gabryele, Presidenta de Grêmio, Maracanaú (CE)

“Acho que esse processo é muito importante e esperamos que muito daquilo que nós venhamos a aprender seja colocado em prática quando retornarmos. Espero que seja um momento de interação, onde iremos conhecer pessoas de vários lugares do Ceará, e que esse momento seja cheio de conhecimento.”
— Iago Cândido, Presidente de Grêmio, Quixadá (CE)

“Minha expectativa para o Fórum Estadual de Grêmios Estudantis é a coleta de experiência estudantil. Vamos poder vivenciar a coletividade dos estudantes cearenses em prol da juventude. O Fórum é um espaço também para troca e conhecimento nosso. Acredito que a luta pela inclusão das diversidades e étnico-raciais também anda junto com propostas feitas pela Secretaria da Educação. Ao todo, minhas expectativas são altas e esperançosas!”
— Selina Gomes, Presidenta de Grêmio, Maracanaú (CE)
Para finalizar, o presidente da Rede Unificada de Grêmios Estudantis do Ceará reforça o significado histórico deste reencontro estadual:

“Nós, gremistas de todo o estado, ficamos muito gratos ao governador Elmano de Freitas, à secretária de Educação Eliana Estrela e à coordenação da Secretaria de Protagonismo Juvenil da Seduc, em nome do companheiro e Secretário Executivo professor Helder. Este é um momento de engajamento, participação e alinhamento, e de celebrar os grêmios atuantes que tanto nos orgulham. Grêmios que se dedicam todos os dias para fazer das suas escolas espaços melhores, que dialogam com os estudantes, que conhecem a realidade da sala de aula cearense. Celebro, junto a todos os meus companheiros gremistas, este momento que será, com certeza, de muito aprendizado, muita interação e muita participação.”
— Jorge Araújo, Presidente da RUGE (CE)
O Ceará reencontra sua voz estudantil, e os grêmios mostram, mais uma vez, sua força, sua história e seu compromisso com a transformação da escola pública.
Comentários
Postar um comentário